Alongamento X Flexibilidade


Dentro da sala de musculação, uma das maiores dúvidas das pessoas é sobre o “Alongamento”. Fazer antes? Depois do treino?
Vale lembrar que alongamento e flexibilidade (valência física, como a força, potência, etc.) são diferentes.Vamos tentar resumir o assunto: Quando alongamos a musculatura de forma estática (parado) temos um alongamento da fibra muscular, este processo é semelhante a esticar um elástico, esticando demais ele fica frouxo e perde a capacidade de retornar a posição original, ou seja, se você alonga antes do treino, perderá a capacidade de contração desta fibra alongada, perdendo assim força muscular, o que influenciará no seu treinamento, principalmente se neste treinamento você objetivar hipertrofia, força, etc.
Fazendo depois do treino de força você corre o risco de aumentar a lesão que o treinamento propiciou à fibra, fazendo até com que ela rompa, em casos extremos.Então precisamos diferenciar as coisas e saber quando e como fazê-las: ALONGAMENTOS – é o movimento estático ou dinâmico (balançar braços por exemplo, ou imitar um exercício que será feito, porém sem carga) de forma que você NÃO sinta dor muscular, ele é extremamente leve.
Utilização do Alongamento: No início do treino como característica de aquecimento, então procure fazer de forma dinâmica, bem devagar, aumentando a amplitude do movimento e tentando imitar movimentos que serão executados no treino. FLEXIBILIDADE – é a valência física que denota aumento do comprimento da fibra muscular, gerando maior amplitude de movimento. 
Para treinar flexibilidade é necessário fazer movimento estáticos sentido “dor” no músculo envolvido como, por exemplo, 3 séries de 20 segundos na posição; ou então dentro do treinamento de força, escolher exercícios com uma amplitude de movimento maior, cuidando neste caso a sobrecarga colocada para não força as articulações em hiperextensão.
Utilização do treino de Flexibilidade – preferencialmente não treinar o grupo muscular que você fez o treinamento de força no mesmo dia, por exemplo, se você treinou perna no treinamento de força, faça o de flexibilidade para membros superiores, de forma a não influenciar nas valências.

RESUMO: Alongamento é sem dor, de forma a aliviar sua musculatura, alguns estudos mostram que é ótimo para evitar dores pós treino. Sem contar que no início do treino, como aquecimento ele é ótimo para o recrutamento correto das fibras musculares que serão utilizadas, melhorando seu rendimento.Flexibilidade é um tipo de treinamento e é recomendado que seja planejado junto com as outras valências, evitando assim encurtamento muscular, facilitando a correção postural e as atividades diárias. 
Gostou? Têm dúvidas? Responda nesta publicação ou inbox que tentaremos ajudá-los!

Canoas Fitness, mais que boa forma, qualidade de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são 4x8, 3x12??

ALIMENTAÇÃO PÓS-TREINO: DICAS DO QUE COMER

ISOMETRIA: GRANDE ALIADA!