MUSCULAÇÃO: ALÉM DO ESTERIÓTIPO DE HOMENS FORTES.




Quem ao ouvir a palavra musculação, não associou imediatamente essa prática àqueles homens fortes, com um corpo repleto de músculos, super desenvolvidos, que normalmente são vistos estrelando filmes épicos? É preciso desmistificar essa associação e esclarecer que a musculação representa um veículo muito utilizado no treinamento desportivo que visa ao desenvolvimento ou manutenção de qualidades físicas relacionadas com as estruturas músculo-articulares (força, resistência, potência, etc) envolvidos nas diferentes modalidades esportivas. 
A musculação é uma atividade física que envolve vários segmentos corporais que utilizam a musculatura do corpo humano contra uma resistência. A aplicação da musculação pode estar direcionada aos aspectos: 1 – competitivos: levantamentos olímpicos e fisioculturismo. 2 – terapêuticos: a medicina, principalmente nas áreas de ortopedia e fisiatria, utiliza muito os exercícios com aparelhos nas reabilitações e correções dos desequilíbrios musculares, recuperação de atrofias musculares, auxilio na correção de vícios posturais, fortalecimento músculo-articular após intervenções cirúrgicas nessas estruturas, fortalecimento muscular durante períodos de imobilização, para se evitar a atrofia. 3 – estéticos: é uma maneira de moldar as formas corporais. 4 – recreativos: a musculação recreativa apresenta uma forma de lazer através do trabalho com peso. 5 – profiláticos: a utilização do trabalho contra resistência com fins profilático deve ser encarada como um meio de grande importância para o prolongamento da vida atlética e de todos os indivíduos, reduzindo ou mesmo eliminando o risco das lesões ou vícios posturais. 6 – preparação física: a musculação auxilia no desenvolvimento das qualidades físicas envolvidas nas modalidades desportivas, tais como: força, potência, resistência muscular localizada, etc.
É possível concluir que existe um campo muito amplo no qual a musculação se faz presente, abrangendo pessoas de diferentes faixas etárias (de adolescentes a idosos) com os mais diversos objetivos. Inúmeros artigos de revisão tem se apoiado na aplicação de atividade física para pessoas idosas, uma vez que com o envelhecimento ocorrem mudanças no corpo que, se não forem bem administradas, podem trazer uma série de problemas. Entre as mudanças estão a diminuição da massa muscular e, conseqüentemente, da força muscular, problemas como a osteoporose, ligamentos e tendões mais fracos. Mas a chamada terceira idade pode ser vivida com muita qualidade desde que acompanhada de um programa correto de atividade física. O ponto alto deste programa é a utilização da musculação com o objetivo de prevenir doenças e uma melhora na qualidade de vida.
Músculos saudáveis ajudam os idosos a se manterem independentes, reduzindo de forma significativa as quedas nesta fase. Outro grande problema é a osteoartrose (processo degenerativo das articulações) que atinge não só os idosos. Pesquisas tem concluído que os exercícios com peso ajudam a manter a funcionalidade das articulações, fortalecendo a musculatura adjacente e de apoio, aliviando a dor aos movimentos e eliminado o espasmo. Após essa pequena descrição dos diversos campos de atuação da musculação, é possível considerarmos a musculação como uma ótima opção para os adolescentes. É na faixa entre os 13 aos 17 anos que ocorre a maior procura da musculação, por inúmeros motivos: estético, corretivo, melhora da performance em determinada modalidade desportiva e até por razões psicológicas de auto afirmação. Atualmente, é possível empregarmos a musculação para trabalharmos com adolescentes, sem que haja prejuízo algum para seu crescimento, desde que o profissional atente para o fato de que esse indivíduo jovem possui estruturas óssea, muscular e articular em formação, portanto, o trabalho executado deverá ser totalmente diferente de uma pessoa adulta. 
Na preparação física a utilização da musculação, nos dias de hoje, é de suma importância na obtenção de resultados nas diferentes modalidades desportivas. A preparação neuromuscular desempenha um papel decisivo no desenvolvimento das valências físicas tais como: força, potência, resistência muscular localizada. Essas qualidades físicas estão relacionadas à modalidade desportiva e à exigência metabólica exigida pela atividade esportiva.


Escrito Por: Marcio Linardi
Professor de Educaçao Fisica com especializaçao em Fisiologia do Esforço. Mestrado em Fisiologia pelo Departamento de Fisiologia e Biofisica da UNICAMP.
Modificado por: Rayane Xavier

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são 4x8, 3x12??

ALIMENTAÇÃO PÓS-TREINO: DICAS DO QUE COMER

ISOMETRIA: GRANDE ALIADA!